terça-feira, 5 de junho de 2012

“EU TÔ AQUI PRA QUÊ? SERÁ QUE É PRA APRENDER?”


“Estudo Errado”, música de Gabriel o Pensador, retrata a “pedagogia da transmissão” e da decoreba, onde conteúdos e conceitos são transmitidos e não construídos.
Com a proximidade da Rio+20 é importante lançar luz sobre a situação educacional brasileira, salientando do baixo salário dos professores até o sucateamento das escolas públicas e o desvio de verbas.
É este o “futuro que queremos”? Sem educação, sem qualificação, sem conhecimento, sem consciência e sem dignidade? 
Não.  Como pedagogos, o que queremos é a valorização do professor para que ele possa formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, preparados para o mercado de trabalho e capazes de enfrentar os desafios da atualidade: igualdade, respeito pelos outros e pelo ambiente natural e social em que está inserido.

2 comentários:

  1. Realmente essa música retrata, que como queremos um mundo melhor se o mas importante que é o básico como a educação,conhecimento, consciência, qualificação, muito de nós não temos, então temos que formar cidadãos consciente de seus direitos e deveres. Com isso podemos ter um futuro que estamos tanto falando no Rio + 20.

    ResponderExcluir
  2. O Vídeo é bem legal mas seria bom que vocês explicassem a relação entre a situação educacional brasileira que vocês falam, sobre baixos salários dos professores,etc, com a questão da sustentabilidade.

    ResponderExcluir